Dos Pecadores, o Pior...

Postado por Unknown , sexta-feira, 14 de outubro de 2011 06:24


Entre os leitores da Bíblia, o Apóstolo Paulo sempre figurou entre os personagens mais queridos, talvez por conta do seu extenso “currículo”: escritor da maior parte do Novo Testamento, missionário responsável pela expansão inicial do Cristianismo no mundo antigo, referencial de conduta e modelo a quem devemos imitar (1Coríntios 11.1) e, até mesmo, considerado como um santo para a Igreja Católica.

Entretanto, ainda na adolescência, na medida em que tinha meus primeiros contatos com o texto bíblico, fiquei espantado quando li as palavras do próprio Paulo a respeito de si: “...Cristo Jesus veio ao mundo salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1Timóteo 1.15). Meu espanto só existiu porque naquela época eu ainda não havia compreendido algo muito importante acerca daquele homem de Deus: ele era tão humano quanto eu.

Alguns anos antes de Paulo, Jesus havia condenado os religiosos de sua época (os fariseus) por conta da falsa aparência que estes insistiam em demonstrar. Estes julgavam estar acima dos outros seres humanos somente por serem religiosos. “Sepulcros caiados”, era como Jesus os chamava, “bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de toda imundícia” (Mateus 23.27). O Apóstolo Paulo segue pelo caminho inverso, demonstrando toda a fraqueza de sua natureza humana.

Só pode agir como o Apóstolo Paulo aquele que entendeu que é demasiadamente humano. Aquele que sabe que, em sua essência, é capaz das piores atrocidades que a humanidade já teve notícia, pois entende que é no coração humano que nascem os “maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’” (Marcos 7.21-23).

Quem tem vontade de agradar a Deus com um coração sincero, precisa seguir estas pegadas. Hoje, depois de outras leituras da Bíblia e uma razoável caminhada cristã, eu posso dizer que discordo do Apóstolo Paulo, tão somente porque sei que, dos pecadores, o pior sou eu.

2 Response to "Dos Pecadores, o Pior..."

Filipe Fernandes Says:

Pr. eu discordo de você e de Paulo, mediante essas palavras o pior sou eu.
Ótima mensagem !

fabio vasco Says:

Velhão, parabéns!!! quando eu chegar nesse nivel eu paro. vou pedir logo autorização para publicar todos os seus textos no boletim de Mares. Abração!!!!!

Postar um comentário