Compromisso

Postado por Unknown , sexta-feira, 29 de outubro de 2010 15:26

Em meados dos anos 80, a dupla Cíntia e Silvia – compositoras cristãs que já encaravam a música como parte da sua missão de vida – foram desafiadas a implantarem um trabalho pioneiro numa perigosa favela da cidade onde moravam. A música “Compromisso” é fruto do daquele período e foi registrada no álbum “Canções de Liberdade”.

Cíntia e Silvia descrevem, com sublime maestria poética, uma dura realidade que, infelizmente, ainda está tão próxima de nós. Diante da inércia daqueles "que se chamam de cristãos", a dupla termina a música relembrando-nos um conceito bíblico: “Fazer justiça ao explorado e aflito agrada mais a Deus do que um simples ritual vazio”!

Boa reflexão para final de semana.

O povão não é Massa!

Postado por Unknown , quinta-feira, 28 de outubro de 2010 14:12

Faz uma semana e uns quebrados que a imprensa baiana ganhou a companhia de mais um jornal: Massa! - o novo periódico do Grupo A Tarde que almeja alcançar as classes C e D da maravilhosa Soterópolis. Como não podia deixar de ser, o lançamento do jornal foi precedido por uma campanha de marketing que ligava a marca do jornal a hábitos e lugares da cidade – outdoors com frases do tipo: “Massa é tomar sorvete na Ribeira”. Tudo indicava que a equipe realmente havia pensado numa estratégia realmente eficiente. Até que o produto chegou às bancas...

Pode ser excesso de inocência da minha parte, mas me nego a crer que o Grupo A Tarde realmente imagine que Massa! tenha “o jeito” do seu público. Tudo bem que as notícias sejam curtas, mas precisavam ser tão inúteis? Tudo bem que seja para o “povão”, mas precisava ser feio? Gente, o projeto gráfico do jornal é um negócio tão ridículo que nem dá pra acreditar que alguém tá ganhando dinheiro pra fazer aquilo. As capas beiram o absurdo, e seguem sempre a fórmula mulher + futebol + morte + notícia esdrúxula. Desafio você a acompanhar as imagens da capa no site. Até hoje, nenhuma fugiu desse esquema.


Suspeito que a equipe tenha errado feio na proposta do jornal. Correndo o risco de quebrar a cara, minha aposta é que o periódico – se não for reformulado – não leva mais de um ano em circulação. No meu mundo perfeito, o povo se juntava e fazia uma vaquinha pra pagar uma propaganda no letreiro luminoso da Av. Tancredo Neves: “A gente é pobre, mas não é Massa!”

"Rodeie-se de coisas e pessoas que te inspirem"

Postado por Unknown , segunda-feira, 25 de outubro de 2010 11:27

Eis um bom conselho para esta segunda-feira em que estou morrendo de vontade de blogar, mas não sinto a tal da inspiração batendo à porta.

A ilustração (e o conselho) são de Alex Noriega, cartunista espanhol que mantém o blog Stuff no one told me (but i learned anyway) - "Coisas que ninguém me ensinou (mas mesmo assim eu aprendi)".

Pois bem, inspirado em alguns bons blogs que vejo por aí, farei uma arrumação nesta minha casa de ideias. São elas:

Periodicidade das postagens: No início, eu me propus a escrever pelo menos três posts por semana. Como eu sou péssimo na arte de obedecer ao que me proponho, consegui o máximo de três posts a cada 15 dias. Agora farei o seguinte: postarei TODOS OS DIAS alguma coisa. (Quem sabe agora eu consiga meus três posts semanais?! - não tente entender... nem eu entendo!).

Assuntos: Pra não falar da mesma coisa todo dia, dedicarei cada dia a um tema geral. Por exemplo, toda segunda-feira - sob o risco de ser o dia menos visitado - falarei de mim (exatamente como estou fazendo agora!), às terças, livros... e por aí vai. Ainda não defini os dias para cada assunto, mas essa semana eu faço os testes (claro que, independente do assunto, sempre farei um link com a Teologia... afinal, esses são os óculos que uso para ver o mundo).

Vejamos o que acontecerá (ou não) durante a semana.
No mais, vida longa e paz!